7 de julho de 2010

Sessão Solene comemorativa dos 150 anos da Filarmónica Vaguense

Foi no passado dia 26 de Junho de 2010 que a nossa associação celebrou 150 anos de música, por Vagos.

Os Groove da Villa
                                                                                                                  
Uma tarde repleta de eventos, que começou com a música irreverente dos nossos "Groove da Villa", que receberam os convidados e todo o público, que nos deram a honra de assistir à sessão solene.


Já no interior do Salão dos Bombeiros Voluntários de Vagos, deu-se início às comemorações, com uma resenha histórica que abrangeu os momentos mais importantes da vida da nossa Instituição.
                                                                                                             
Logo depois, a Sra Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vagos fez a apresentação do Livro "Banda Vaguense/Filarmónica Vaguense - 150 anos de música por Vagos", da responsabilidade da Direcção da Filarmónica e editado pela Câmara Municipal.
A Dra Cláudia Oliveira considerou que o livro, que não deixa de ser um documentário histórico, constitui também um testemunho do importante papel desempenhado pela Banda Vaguense/Filarmónica Vaguense ao longo destes 150 anos.



O Sr. Presidente da Câmara, Dr. Rui Cruz, fez entrega à nossa Colectividade da medalha de Mérito Municipal, grau Ouro, aprovada por unanimidade e aclamação em reunião da Assembleia Municipal.

Destacou a “paixão e agressividade positiva” da direcção, e o contributo dado pela instituição para “engrandecer e produzir Cultura no concelho de Vagos”. Anunciou também estar para breve o arranque das obras, na antiga unidade de Saúde da Vila, onde serão instaladas várias instituições de âmbito cultural e social, e onde a Filarmónica Vaguense terá finalmente a "sua" sede.
O Presidente da Direcção, Carlos Ribau, no uso da palavra
A direcção da Filarmónica decidiu distinguir: Leonel Ferreira Ruivo como “Maestro de Honra”. Ao serviço da Filarmónica desde 2004, o actual director artístico da Filarmónica é, ainda, director e professor da Escola de Música;
João Santos Martins, natural de Vagos, foi distinguido como "Maestro de Mérito", pelo trabalho desenvolvido como executante e na criação e direcção da Orquestra Ligeira;
Juan José Silva Mano, da Lavandeira, como "Músico de Honra", pela antiguidade, dedicação e participação         nos corpos gerentes da associação durante os últimos nove anos.
Foram, ainda, proclamados "Músicos de Honra", pela antiguidade e dedicação, os seguintes músicos: Carlos Manuel Almeida, Daniel Filipe Cardoso e Raphael Nunes Freire, todos de Ouca, e Pablo Alejandro Ferreira, de Santo André.
Finda a sessão solene, passou-se às actuações da Orquestra Juvenil, Banda Vaguense e Orquestra Ligeira.

Orquestra Juvenil 2010