Maestro

Nome:
Leonel Ruivo

Currículo:
Aos 9 anos de idade inicia os estudos musicais na Escola de Música da Casa do Povo do Louriçal. Com 10 anos, na Sociedade Filarmónica Louriçalense, ingressa na escola de música da Filarmónica em Eufónio.

Em 1994 faz provas de admissão no Conservatório de Música de Aveiro ingressando na classe do professor Fernando Batista, em Trombone, e na classe de conjunto (Orquestra Ligeira do Conservatório) do professor Fernando Valente.

Nos anos 1998 e 1999 participa no Workshop de Big Band orientados pelo Trompetista Cecil Bridgewater.

Em Janeiro/Fevereiro de 2002 frequenta o Curso Regional de Regência de Bandas Filarmónicas orientados pelos maestros Dr. Tristão Nogueira, Adelino Mota e Carlos Marques. Também em Fevereiro desse mesmo ano frequenta o Curso de Direcção de Banda, em Fermentelos, orientado pelo Maestro Robert Houliahn.

Em Maio de 2003 participa no 1º Curso de Direcção orientado pelo Maestro Robert Houliahn, em Travassô, e no Curso de Direcção de Banda orientado peloMajor Jacinto Montezo, em Lorvão.

De Setembro de 2003 a Setembro de 2006 é Director Artístico da Sociedade Filarmónica Louriçalense e Professor de Formação Musical e Instrumento (Trombone) na Escola de Música da mesma.

Em Abril de 2004 assume a Direcção Artística da Filarmónica Vaguense e, em Setembro de 2005 a Direcção Pedagógica da Escola de Música da mesma.

Em Dezembro de 2005 frequenta o Curso de Direcção de Banda orientado pelo Maestro John Mitchel Fennel, realizado no Conservatório Nacional de Lisboa.

Em Julho de 2010 frequenta o Curso de Direcção orientado pelo Maestro Jean-Sébastien Béreau no Orfeão de Leiria/Conservatório de Artes.

Em Junho de 2011 e 2013 frequenta o Curso de Direcção orientado pelo Maestro Ernst Schelle na Banda Amizade/Banda Sinfónica de Aveiro.

Frequenta a Licenciatura em Música na Universidade de Aveiro e o Curso de Direcção de Banda na Academia Europeia de Direcção de Banda.