12 de dezembro de 2017

Espetáculo de Natal Fénix 2017 a favor das vítimas dos incêndios no Concelho de Vagos

Realizou-se, como estava previsto, no passado dia 8, no salão de festas dos Bombeiros Voluntários, cedido gratuitamente pela sua direção para o efeito, com o apoio da Câmara Municipal, do Pedro Rodrigues (som e luz), do Pedro Bodas (cedência de gás para aquecimento), do Paulo Rei (autor do cartaz) e do Alex Ferreira (apresentador).

A ideia congregou as direções do CER, da Filarmónica Vaguense, do Orfeão de Vagos e do Teatro Fantástico (Santa Casa da Misericórdia de Vagos)

As atuações estiveram a cargo do Orfeão de Vagos, da Banda Vaguense e de cantores do Teatro Fantástico – Artur Rosa, Fernando Morgado, José Gonçalves e Pedro Pereira. O programa iniciou-se com o Orfeão, que cantou as tradicionais canções de natal, enquanto a artista vaguense Paula Gravato pintava um quadro - que mais tarde viria a ser leiloado, tendo atingido a verba de 175€.

Seguiu-se a Banda Vaguense, que interpretou duas peças, apropriadas à quadra.

Os presidentes das associações intervenientes leram um texto, de Mário Gabina, que enquadrava a relação do evento com os incêndios de Outubro.

Na continuação do espetáculo, atuaram os cantores do Teatro Fantástico, acima referidos, sempre acompanhados pela Banda Vaguense. Todos os arranjos musicais foram compostos pelo nosso abnegado maestro Leonel Ruivo.

Realizado o leilão do magnífico quadro, o presidente do CER completou a leitura do texto iniciado anteriormente pelos outros presidentes. Chamada ao palco, a Sra Vereadora da Cultura, Dª Dulcínia Sereno, manifestou o seu agradecimento pela iniciativa e regozijou-se pela qualidade artística dos grupos que atuaram, que muito orgulham a autarquia e os vaguenses. De seguida, entregou ramos de flores aos maestros Leonel Ruivo (da Banda Vaguense), António Bastos (do Orfeão de Vagos), ao Teatro Fantástico e ao Pedro Rodrigues (“maestro” do som e luz).

Para encerramento, a Banda Vaguense e o Orfeão de Vagos interpretaram a “Suíte de Natal”, que coroou o extraordinário concerto solidário.

Muitas pessoas que adquiriram bilhetes não compareceram ao espetáculo. Contribuíram sem dúvida para o êxito financeiro do mesmo mas perderam definitivamente a oportunidade de assistir a uma sessão cultural magnífica, como todos os presentes na mesma poderão atestar.

Com a iniciativa, o grupo organizador conseguiu reunir a quantia de 2.000€ (produto das vendas de bilhetes e do quadro). Este valor vai agora ser utilizado a apoiar uma ou duas famílias atingidas pelos incêndios no nosso concelho, no passado mês de Outubro. A seleção vai ser coordenada com os serviços sociais da Câmara Municipal de Vagos.