Aquando a visita de sua Santidade a Fátima, a direção da associação decidiu endereçar uma carta para questionar a possibilidade de poder receber o Papa Francisco com a nossa música.
Tal não foi possível, contudo recebemos esta carta na semana passada que, para nós, foi um grande honra!
"Senhor Presidente,
Através da sua carta do dia 6 de Fevereiro passado, fez saber que os jovens dessa entidade musical se ofereceram para atuar na presença do Para Francisco durante a sua peregrinação ao Santuário de Fátima no centenário da primeira Aparição de Nossa Senhora.
Ao agradecer da parte do Santo Padre a delicadeza do gesto de oferta que Ele muito apreciou - lamentando apenas que não tenha sido possível concretizá-lo -, fui incumbido de transmitir a toda a «Filarmónica Vaguense», e de modo particular aos componentes do grupo juvenil, cordiais votos de felicidades tanto na sua carreira artística como na entreajuda fraterna dos seu membros; votos que o Papa Francisco encomenda ao bom Deus, para que os seus caminhos sejam repletos de favores celestes a fim de irradiarem a esperança e cooperarem sempre para o maior bem de todos os homens. O Santo Padre, envolvendo-os a todos na sua solicitude de Pastor Universal, confirma esses votos e prece com uma propiciadora Bênção Apostólica.
Aproveito o ensejo para lhe afirmar protestos de grande consideração."
Aproveito o ensejo para lhe afirmar protestos de grande consideração."