12 de setembro de 2016

Entrega de prémios XVII Certamen Internacional de Bandas de Música de Aranda de Duero

Realizou-se no passado dia 9 do corrente mês, a cerimónia de entrega de prémios relativos ao XVII Certamen Internacional de Bandas de Música de Aranda de Duero, que, como o próprio nome indica, teve lugar na Plaza Mayor de Aranda de Duero.

Em representação da Banda Vaguense, marcaram presença o presidente da nossa associação, Filarmónica Vaguense, Carlos Ribau, o tesoureiro Tony Almeida e o maestro Leonel Ruívo.

Como foi anteriormente anunciando, a nossa Banda arrecadou um meritório 3º Lugar (menção honrosa) e um troféu do Ayuntamiento de Aranda de Duero e, o nosso maestro Leonel Ruivo foi distinguido com o prémio de melhor diretor artístico do Certamen.

A cerimónia inseriu-se nas festas da cidade de Aranda de Duero pelo que contou com a presença de milhares de pessoas, nas diversas atividades que foram ocorrendo ao decorrer do dia.

Discurso do presidente Carlos Ribau:

"Boa noite a todos.

Em primeiro lugar, gostaria de saudar e dar os parabéns a todos os músicos e maestros das Bandas Churriana de La Veja e Associação Amigos de La musica de Torre Pacheco pelos resultados obtidos neste concurso e a todos os outros maestros e músicos pelos excelentes concertos que proporcionaram a todos os presentes e eram muitos. Gostaria também uma vez mais de felicitar todos os elementos da organização, agradecer a simpatia com que todos fomos recebidos e uma palavra muito especial para todas as pessoas que estiveram a assistir ao nosso concerto e que foram ouvintes muito atentos ouvindo em absoluto silêncio o nosso concerto o que nos deixou deveras agradados.

A Banda Vaguense sente-se orgulhosa por ter participado neste importante concurso internacional por vós organizado uma vez mais, pois é desta forma que crescemos de forma sustentada para levarmos a nossa associação, região e País o mais longe possível. A menção honorífica que nos foi atribuída representa para todos nós um grande estímulo e satisfação que nos enche de orgulho pois damos sempre o nosso melhor para agradar a quem nos ouve.

O prémio especial que foi atribuído ao maestro da Banda Vaguense é para nós uma grande satisfação, que só nós podemos sentir -  direção e músicos - que nos deixa muito orgulhosos por esse feito.

Resta-me apenas dizer que levamos de Aranda as melhores recordações.

Obrigado"

Discurso do maestro Leonel Ruivo:

"Boa noite,

No mundo globalizado em que vivemos, onde é cada vez mais difícil gerarmos consensos, numa sociedade também ela cada vez mais globalizada, onde a "dissonância" e discórdia muitas vezes se sobrepõem à "consonância" e concórdia entre os cidadãos, penso que as Bandas de Música, seguramente, fazem parte das muitas soluções para esta realidade em que vivemos. Em todas as atividades desenvolvidas nas Bandas, para além do ensino da música na sua vertente teórica e instrumental individual, nós os professores, também trabalhamos (entre muitos outros aspetos) o conjunto de todos os instrumentistas gerindo consonâncias e dissonâncias entre os diversos sons e timbres que os mesmos produzem. É neste contexto que, através desta atividade musical, para além dos benefícios individuais que cada criança/adulto usufrui, estimulamos também aspetos cívicos e sociais que irão contribuir para que as gerações futuras convivam numa sociedade mais equilibrada entre "consonâncias" e "dissonâncias".

Quero felicitar o Ayuntamento de Aranda de Duero por promover este Certamen Internacional de Bandas, pela excelente organização e concretização do mesmo e, por acreditar que apostar na cultura e nas Bandas, é seguramente promover uma sociedade mais culta, mais cívica e "consonante". Quero também felicitar todas as bandas de música e maestros participantes neste certamen, pelos concertos realizados e por acreditarem que com trabalho, empenho, dedicação e espírito de sacrifício teremos no futuro uma sociedade ainda mais "consonante".

Por último agradecer à Filarmónica Vaguense e à sua Direção Administrativa por garantirem todas as condições necessárias para o exercício das nossas atividades, aos Professores e Monitores da Escola de Música pelo seu trabalho, empenho e dedicação na preparação dos alunos e músicos, aos Pais e Encarregados de Educação dos alunos/músicos por acreditarem e valorizarem o projeto que a banda está a desenvolver e, um agradecimento muito especial aos alunos e músicos da Banda Vaguense pelo trabalho, empenho, dedicação, espírito de sacrifício, espírito de grupo e "por tudo e mais alguma coisa"... para todos vós, uma palavra... FILARMÓNICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA..."